FEAC FRANCA
ACERVO
Alfredo Palermo
301 - adicionado em Dezembro/2009
Acervo/Vídeo - Responsável pela educação de muitas gerações de cidadãos francanos, Dr. Alfredo figura entre as pessoas que "fizeram Franca" não apenas como professor.

Ele representou a classe dos intelectuais, a classe dos incorruptíveis, a
classe dos modestos, a classe de quem não se desvia de preceitos rígidos da Moral. Cidadão atuante, orador brilhante, escritor respeitado, homem íntegro.

Alfredo Palermo nasceu em 1º de abril de 1917, morreu às 5 horas do dia 30 de dezembro de 2009. Estava internado no Hospital Nove de Julho, na capital paulista. Educador, historiador, escritor, político, jornalista e cidadão que marcou sua vida pela dedicação às causas francanas e esforços para consolidar duas das principais casas de ensino locais, a Faculdade de Direito de Franca e a Faculdade de Filosofia, Ciências de Letras, sucedida pela Faculdade de Direito e Serviço Social da Unesp.

Desde o início de abril de 2009, estava residindo em São Paulo com a mulher Nydia de Castro Palermo, junto à filha Maria Thereza e ao genro Torquato Caleiro Carvalho. Optaram por permanecer na capital para facilitar tratamento de saúde de Nydia. Há alguns meses, já com 92 anos, Palermo teve diagnosticada baixa taxa de glóbulos vermelhos, em decorrência de uma disfunção medular. Passou a enfrentar internações sucessivas para transfusões. Segundo o genro Torquato, “a periodicidade entre as transfusões se tornou menor, sujeitando-o a permanências hospitalares mais longas. Ao final da última semana, em pleno período natalino, a intervenção não apresentou os resultados esperados. Constatou-se queda do funcionamento renal, seguida por problemas pulmonares que culminaram em falência múltipla de órgãos, levando-o à morte”.

Muitos francanos torciam por Palermo.“Foram incontáveis os telefonemas e pedidos de informações sobre a saúde do mestre nos últimos meses”,disse Torquato. “Ficou mais que demonstrado o carinho que a população francana dedicava a ele. Agradecemos profundamente a preocupação de todos”.

(Fotos e parte do texto acima tem como fonte - Jornal Comércio da Franca).
CADASTRE SEU E-MAIL E RECEBA NOVIDADES
FRANCA | ACERVO | MINHA HISTÓRIA | SERVIÇOS PRESTADOS | CONTATO
© 2017 - M.I.S. - Museu da Imagem e do Som de Franca

O M.I.S. está na Casa da Cultura e do Artista Francano
Rua Dr. Alcindo Ribeiro Conrado, 1516 - Franca - SP - Brasil
Fone: (16) 3721-8692 - ramal 26
Administrador: Luiz Cláudio Barsoteli
1.004.828 pessoas acessaram o site do M.I.S. Franca desde 23/11/2007