RÁDIO MIS - PRESERVANDO A MEMÓRIA CULTURAL MUSICAL DA CIDADE
FEAC FRANCA
ACERVO
BUSCA  
Colégio Champagnat
Colégio Champagnat
1402 - Adicionado em Dezembro/2010
Localizado na Av. Champagnat nº 1808, Centro, tombado pelo Decreto nº 7.420 de 11 de agosto de 1997.

Em 1817, Marcelino Champagnat funda na França uma Instituição com o objetivo de educar e dar a devida formação religiosa à juventude. Em menos de um século essa Instituição encontrava-se espalhada por várias partes do mundo.
Em 1902 os Irmãos Maristas chegam à Franca e instalam-se na chácara que Monsenhor Rosa possuía no Distrito da Estação. O Colégio funcionou até 1912, na propriedade cedida pelo vigário. Neste ano ocorre uma epidemia de varíola na cidade e o prédio onde funciona o estabelecimento dos Maristas foi transformado em abrigo para os doentes. Tal fato leva a direção do Colégio a procurar um novo local e a construir outro prédio para que os Maristas pudessem continuar sua missão educadora.

No antigo Bairro dos Coqueiros, na Rua Capitão Canuto (atual Av. Champagnat) os irmãos Maristas encontram uma área ideal para o reerguimento de sua escola a qual adquirem em 1912. No mesmo, local já havia funcionado o Colégio Culto às Letras de César Augusto Ribeiro e Gaspar da Silva.

Em 1915 os discípulos de Marcelino Champagnat inauguram a pedra fundamental de um novo prédio para sua Instituição que passaria a ser chamada de Instituto Champagnat. No ano em que a Congregação Marista completava 100 anos de existência, isto é, em 1917 inaugurava-se o Colégio que permaneceria em Franca, por mais 53 anos.
Ao longo do tempo o prédio do Instituto Champagnat foi recebendo reformas e ampliações indispensáveis ao seu crescimento. No térreo deste pavimento foi instalada a Capela. Em 1949, procedeu-se uma ampla reforma no edifício, reforma esta que deu ao prédio as suas linhas e características atuais. Em 1950, foi inaugurado o monumento de Marcelino Champagnat na frente da entrada principal. Data deste ano a construção de uma passarela ligando as instalações no sentido norte-sul. As reformas se prolongaram. até meados de 1960.

Ao encerrar suas atividades em Franca (1971) o Colégio Champagnat possuía um prédio cerca de 2.500 metros quadrados de construção numa área de 41.000 metros quadrados. Dispunha de 13 salas de aula. Além de numerosas outras dependências, que atenderam, no passado, às suas necessidades em regimes de internato, semi-internato e externato. Completando o conjunto havia vários campos e quadras para a prática de esportes.
 
CADASTRE SEU E-MAIL E RECEBA NOVIDADES
2007 - 2014 - M.I.S. - Museu da Imagem e do Som de Franca
Rua Campos Salles, 2210 - Franca - SP - Brasil
1.487.803 pessoas acessaram o site do M.I.S. Franca desde 23/11/2007