FEAC FRANCA
FRANCA

Como Surgiu o M.I.S.

No ano de 1992, a lei 4117, de 09 de junho, cujo projeto de lei 61/92, de autoria do radialista e então vereador Valdes Rodrigues, denominou Bonaventura Cariolatto o MUSEU DA IMAGEM E SOM.

São princípios e finalidades do M.I.S., o registro e a preservação da Imagem e Som, do passado e presente, objetivando o levantamento de um painel da vida brasileira e abrangendo aspectos humanos, sociais e culturais. É de competência do Museu da Imagem e Som, recolher, adquirir, preservar, classificar e catalogar material iconográfico e sonoro em geral, especialmente fotografias, discos, filmes, fitas magnéticas, vídeo-tapes e outros, de caráter cultural e científico. Todo o trabalho é desenvolvido no sentido de que se constituem núcleos de estudo e centro de referência documental iconográfico e sonoro.

O MUSEU DA IMAGEM E SOM, foi criado com o objetivo de bem atender a comunidade francana, no resgate histórico de sua memória através do registro da IMAGEM E SOM.
O M.I.S., inicialmente esteve instalado na Rua Carmem Irene Batista, depois foi para uma das dependências do prédio do Banco do Brasil agência centro e em 2006 mudou-se para o Espaço Cultural FEAC, à Rua Campos Salles N. 2210. Após a construção da Casa da Cultura e do Artista francano, quando da volta de Luiz Cláudio, um novo espaço foi criado para exibição de todo o acervo, contando com uma ampla sala de exposições com:fotos, televisor para mostra de áudio visuais, laboratório de imagem e som, e inúmeras peças raras como: rádios, micros, fitas, projetores, câmeras fotográficas, editores manuais de filmes, filmadoras, aparelhos telefônicos e uma sala para a administração e Acervo Técnico.

O Museu da Imagem e Som, teve como diretor o radialista Luiz Cláudio Barsoteli, de 27 de junho de 2006, gestão do prefeito Sidnei Rocha, até 30 de abril de 2014 um período do governo Alexandre Ferreira. No período deu-se o início de digitalização de todo o acervo, trazendo maior segurança, aos materiais doados e a criação do M.I.S. Online, tornando-o uma grande fonte de pesquisa, e matando saudade dos francanos, que por aqui permanecem e aos que se encontram em algum lugar do mundo. Em fevereiro de 2017, o prefeito Gilson de Souza, convidou novamente o radialista Luiz Cláudio, para que assumisse a gerência do Museu da Imagem e Som, que completou seus 25 anos em junho de 2017.
CADASTRE SEU E-MAIL E RECEBA NOVIDADES
FRANCA | ACERVO | MINHA HISTÓRIA | SERVIÇOS PRESTADOS | CONTATO
© 2017 - M.I.S. - Museu da Imagem e do Som de Franca

O M.I.S. está na Casa da Cultura e do Artista Francano
Rua Dr. Alcindo Ribeiro Conrado, 1516 - Franca - SP - Brasil
Fone: (16) 3721-8692 - ramal 26
Administrador: Luiz Cláudio Barsoteli
973.993 pessoas acessaram o site do M.I.S. Franca desde 23/11/2007